quinta-feira, outubro 18, 2012

A milagrosa multiplicação do PT de São Luís

Autor da foto não foi possível identificar -internet
O PT é um partido  de expressão eleitoral nacional, ainda forte em grandes colégios eleitorais. Sua trajetória deixou marcas positivas na nossa histórica política. Não se pode resumir tudo ao Mensalão ou com ele querer explicar todo o PT e sua participação na vida política brasileira. Existia PT e vida partidária inteligente antes de José Dirceu chegar na sigla! 

No Maranhão, porém o PT sempre foi partido pequeno e, nos últimos anos, se apequenou. Assumiu uma postura de completa servidão ao Mandonismo. Eleitoralmente tem servido de escada eleitoral de aluguel. Vide as eleições proporcionais de 2008 e 2012. 

Neste segundo turno, o pequeno PT está conseguindo um feito extraordinário:  Consegue se transformar em muitos e, ao mesmo tempo, ser bem pouco um (partido). Verdadeiro milagre multiplicativo. Cada personalidade, cada tendência, cada corrente e cada qualquer coisa está protagonizando uma adesão. Tem de tudo nesse armazém. Virou uma espécie de secos-e-molhados eleitoral. Uma faixa eleitoral para cada gosto e poder negocial. Os náufragos do sarno-petismo e castelo-petismo, e os órfãos  do petismo jacksista (da nau libertadora) também estão se movimentando, todos em busca de abrigo na estrutura do poder político. Força! "Viver não é preciso, navegar é preciso."

Repito: sou a favor de todas as ações para derrotar Castelo (via campo regulado). Mas me reservo à solidão de certas crenças. Sem querer ser melhor, prefiro manter o distanciamento - por conta do sentimento de ausência de partido - do que ficar no abrigo contingente do fracionamento pragmático do wall-stree-eleitoral. 

Torço para que a nau Holandesa suporte tanto peso e saiba alçar e lançar ao mar toda carga desnecessária no curso da navegação. Separar as boas adesões das danosas adesões é uma necessidade básica. O PT ainda tem muita gente boa e competente. Espero que esses sejam valorizados por aderirem  a essa luta contra o Caos. 

Quando chega a tempestade é preciso saber respeitar a força do Mar... 

Sou: "Um náufrago que olha com desdém as tábuas dadivosas que passam ao alcance das  mãos (...)" 

#ForaCaostelo!


 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...